Wallace Vianna é designer e desenvolvedor web
O Google+ (ou Google Plus) encerrou suas atividades para o público em geral no ultimo dia 31 de março. Mas continua para o uso corporativo (ou usuários do Google suite).
O Google Plus veio para tentar ser uma segunda opção ao Facebook, que engoliu o Orkut na preferência dos internautas de rede social. O sucesso foi tal que o Facebook hoje corre o risco de ser desmembrado em varias empresas separadas para evitar monopólio, semelhante a um processo que quase atingiu a Microsoft com o Windows. O gigantismo do Facebook realmente impressiona: 2 em cada 7 pessoas no mundo estão nessa rede social. Mas o Google Plus, assim como o Orkut, tentou fazer por onde para ser ao menos o segundo lugar.
![]() |
Imagem: oficina da net |
Logo no início do G+ eu me lembro que haviam membros com postagens polêmicas, que pareciam pedir pras pessoas criarem discussões acaloradas sobre temas comuns (qualquer coincidência com um certo presidente latinoamericano é mera semelhança). Não tenho provas, mas pra mim essas postagens não eram nada além do que pessoas pagas pelo próprio Google pra "começar tretas" e alavancar o popularidade desta rede.
O G+, assim como os demais sites do Google, ajudava a posicionar melhor perfis nas buscas do Google, se trabalhados de forma adequada. Profissionais de marketing digital lamentam o fim dessa rede social, apesar de o GMN/Google Meu Negócio ter sido criado recentemente para preencher essa lacuna de mercado. Aliás, se o Google abrir os olhos a tempo, o GMN pode vir a ser uma rede social voltada a negócios online, um tipo de Linkedin do Google, p.ex.
Quando dados dos usuários desta rede vazaram na internet em 2018, foi a gota d'agua para dar fim a este site; logo após essa notícia, milhares de postagens pornográficas começaram a aparecer no G+, um indicador de que a rede estava se esvaziando de conteúdo relevante.
Se fosse dar uma sugestão para o Google ou qualquer outras rede social que deseja disputar um segundo ou terceiro lugar na preferência dos internautas, seria: não reinvente a roda.
Faça uma rede social com tudo aquilo que já existe e é sucesso, e invista nos pontos fracos da concorrência. O Facebook faz isso diariamente, com grande sucesso (prova disso é ele estar copiando o Linkedin com ferramentas de tutoria profissional - mas neste caso sem grande qualidade, diga-se de passagem).
Enfim, foi bom enquanto durou G+. Vai deixar saudades para alguns como o Orkut, mas como diria o poeta, foi eterno enquanto chama.
At the moment, most people proceeded your 100 move go plus got illustrations or photos of folks the place people wound up in addition to taped them regarding all of our faculty guide. https://imgur.com/a/JaxmZAe https://imgur.com/signin?redirect=%2Fa%2FIy2Jyg7 https://imgur.com/a/PsZGmmw https://imgur.com/a/lBfrNIV https://imgur.com/a/sRfJ2ip https://imgur.com/a/zTTImGI https://imgur.com/a/1mWtQsZ
ResponderExcluir