sexta-feira, 19 de julho de 2019

Como lidar com o cache de pesquisas no Google

[Opinião]
Wallace Vianna é desenvolvedor web

Cache ou web cache significa páginas ou arquivos que já foram carregados e estão no computador para agilizar a realização de uma tarefa,  como por exemplo, mostrar aquela página da web que você acessou recentemente, mais rápido do que se fosse acessada da internet.

Casos comuns de problema com web cache

O cache tem seu lado ruim também: não sei se já lhe aconteceu de atualizar uma página na internet e essa modificação não aparecer no navegador. Você força a atualização no navegador com as teclas CTRL +F5; você apaga no navegador os arquivos temporários (o cache de navegação); apaga os arquivos temporários do Windows; deleta a página na internet e envia de novo... e nada.

Imagem: Freepik, Vector Pocket



O problema está entre você e o computador que armazena a página; existem diversos computadores na internet com o cache da sua página, desatualizada, que impedem de você vê-la corretamente (lembre-se de que a internet é uma rede de diversos computadores interligados, tal qual os postes com fios de luz ou telefone – se um dos postes - ou pontos - falhar não há luz ou comunicação depois dele).

Há algum tempo tive um problema com o cache do Google.

Problema com cache da web

Como trabalho com propaganda, coloco muitos anúncios e promoções de clientes na internet.
Mas eventualmente o Google exibe um link antigo (cache de buscas) para um conteúdo antigo, o que é ruim pra divulgação de curto prazo.
Eu sei, você vai dizer que basta colocar na página uma tag que informa aos robôs do Google que a página (ou link para a página de destino ) não deve ter cache.
Isso significa que minha página não vai ser indexada ou vai ser indexada por curto prazo?

Voltamos ao ponto de partida.

Solucionando o problema

Depois de pensar sobre o assunto, cheguei a conclusão de que devo concentrar a divulgação de promoções de meu cliente sempre em uma única página. Isso facilita o meu trabalho de divulgação e a indexação das promoções.

Por outro lado, não resolve o problema de ter o link da promoção X no Google apontando pra promoção Y.

A melhor solução que imaginei foi colocar logo no início da página o texto “Estamos com nova promoção” e depois a promoção em vigor no momento. Desta forma o internauta que chegar procurando a promoção X vai ficar menos frustrado, achando apenas que a promoção que buscava acabou e uma nova promoção está sendo oferecida.

Conclusão

Não acho que seja a melhor solução do mundo, mas como não temos poder sobre os mecanismos de busca da internet e dependemos deles para vender, creio que esta solução atende demandas de divulgação de curto prazo com indexação nos buscadores e ofertas de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário