Arquivo

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Inteligência Artificial (IA) e as buscas na internet

Wallace Vianna é desenvolvedor web

Agora a Inteligência Artificial - o Chat GPT - faz buscas na internet. Quais são os riscos e benefícios?

Cenário

Diferente do Google ou da Microsoft que fazem buscas na web  com critérios minimamente conhecidos, usando a IA como formato de respostas, não há um algoritmo suficientemente conhecido (como o PageRank do Google) para avaliar o critério de buscas feitas por IA.
O que há é uma relevância validada pela popularidade da tecnologia de IA. Ou seja: se a IA é famosa, o critério passa a ser bom (?).

Cheguei a comparar uma mesma busca feita pelo Google e pelo Chat GPT, pois o Google, Bing + Yahoo, Ask ou DuckDuckGo possuem suas tanto singularidades como semelhanças.
O Chat GPT por sua vez possui critérios próprios, que podem ser revelados mas nunca validados de fato (?) - apenas observados ou deduzidos.

Na verdade nada tenho contra quando o Chat GPT me diz que o resultado de uma pesquisa na web é feita a partir de uma amostragem única (sem o viés de pesquisas ou tendências anteriores como o corre nos demais buscadores web). O que me incomoda é o fato de não ter parâmetros do que posso/devo fazer para me posicionar bem nessas pesquisas na web, feitas por essa IA.

Em algum momento alguns desses critérios de pesquisa na web por IA deverão ser deduzidos por nós, mas até lá teremos na área de buscadores web algo semelhante ao que aconteceu (e acontece hoje) com os principais navegadores web, que seguem o padrão Google Chrome  (Chrome, Edge, Opera), excluindo outros navegadores como Firefox (navegador não-chromium). Uma guerra não de navegadores que exibem (ou não exibem) páginas web, mas de buscadores que tratam a relevância nos resultados de busca de acordo com seus vieses, interesses ou qualidades.

Além de termos de trabalhar para aparecer bem nos principais buscadores (Google e "os demais") agora temos um terceiro grupo pra incluir em nossos esforços de divulgação online: os buscadores web de IA. .

Conclusões

Não que isso vá invalidar, diminuir ou mudar outras ações de marketing (do SEO/SEM, passando pelo live/social commerce até o Social Media Marketing) ou mudar nossa preferência para buscar informações online - dependendo da informação buscada, o Google e o ChatGPT são opções, uma mais efetiva que a outra. Apenas teremos mais trabalho para selecionar e direcionar esforços para existir na internet; afinal, se você não está visível nos buscadores web, ou você não existe ou vai ter que estar em outros lugares do cyberespaço, como redes sociais, propaganda paga online ou portais de notícias.

Particularmente acho toda a concorrência saudável, mas não sei até que ponto o Google trocar a liderança nas buscas da internet com Chat GPT melhora a internet como um todo.
Se for pra escolher, prefiro que o Chat GPT divida o pódio da busca na internet com o Google, Bing/Yahoo e mais duas ou três ferramentas, num pódio de 5 ou seis posições, para que não haja monopólios ou cartéis, que não beneficiam os maiores interessados, nós, que usamos a internet para trabalhar e viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário