[Opinião]
Wallace Vianna
O Firemin é um acelerador de aplicativo (no caso navegadores web) ou seja, ele otimiza o uso de memória RAM dedicada ao navegador web para que o consumo seja o menor posspível (e o desempenho maior).
Embora criado para o Firefox, ele serve para outros navegadores, mas, como a Rizonesoft empresa criadora do Firemin admite, somente usando em seu contexto de "internet + computador + navegador web" para saber se o programa é útil para você.
No meu uso diário o Firemin realmente acelera o Firefox em alguns segundos, mas no carregamento de vídeo online ele perde para os concorrentes como MS Edge 2020 e Google Chrome.
Fora situações pontuais como essa, o Firemin faz o meu Firefox ser mais rápido que o MS Edge 2020 (que havia superado o Google Chrome no quesito velocidade).
Recomendo.
Por exemplo, a partir da versão 8 o Firemin começou a apresentar problemas com a inicialização do navegador Opera GX mas somente na versão portátil (na versão instalada, sem probemas).
Credito esse estado de coisas a problemas envolvendo a atualização - navegadores portáteis muitas vezes não atualizam automaticamente.
Como inicializar o seu navegador de internet com algum parâmetro, mantendo o Firemin como acelerador (no Windows 7).
Descobri uma maneira de fazer isso:
1. crie um arquivo de lote (p. ex.: navegador.bat) que aponte para o arquivo executável do navegador web (ex.: "c:\pasta\arquivo.bat") e acrescente o parâmetro que deseja (ex.: -private) ficando mais ou menos assim:
"c:\pasta\arquivo.bat" -private
2. No Firemin, direcione o programa para esse arquivo de lote; o Firemin não vai listar o arquivo de lote, apenas vai mostrar a opção "Run", que vai inicializar o arquivo e o navegador web, com o parâmetro desejado.
Descobri que o Firemin não reconhece atalhos do Windows 7 para inicializar programas com parâmetros (o Firemin ignora o atalho e abre o programa direto, sem os parâmetros).