quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Tudo o que merece ser feito

Alexandre Soares Campos é Coordenador Técnico de Software

“Tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito”.

Essa é uma das frases feitas que nortearam e continuam norteando a minha vida e minha carreira profissional. Posso garantir, fez toda a diferença do mundo.

Você indicaria para a empresa em que você trabalha um amigo, parente, conhecido, colega de trabalho, cuja postura profissional e qualidade do serviço sejam duvidosas?

Quando estava na faculdade, o professor de banco de dados (PL/SQL) aplicou uma prova. Ele nos deu um cenário, um modelo de dados e várias questões a serem respondidas. Criou uma base de dados para cada aluno e fomos para o laboratório fazer a prova. 

Uma das questões era informar o valor total de vendas. 

“Selectsum(valor_total) fromtb_pedidos“

Esse era o comando. Mais simples impossível. Vamos supor que o valor total era 1.000.000,00.A questão valia 1.0, tirei 1,0.

Um colega achou o mesmo valor: 1.000.000,00. Porém sua nota foi 0.5. 

Ele havia achado o mesmo valor que eu, porém sua solução foi um tanto mais complexa. Ele criou uma variável totalizadora, depois fez um cursor e percorreu cada registro da tabela totalizando o valor das vendas.O professor, questionado, disse a ele, que ainda que ele tivesse chegado à mesma informação, sua solução não era a melhor, longe disso, tinha um custo alto para a base de dados. Imagine se eu tivesse bilhões de registros nessa base de dados?

O papel do desenvolvedor de sistemas não é só dar a informação correta. Isso é obrigação. Mas é preciso sempre dar a melhor solução, a mais eficiente e a que consome menos recursos. 

Não estou aqui também falando para fazer aqueles códigos malucos, que ninguém entende, sem comentários. A manutenabilidade do software é um dos pilares da Engenharia de Software

Como todos já devem ter ouvido falar, é preciso escrever código para os outros.

Uma vez ouvi um analista falar sobre um programador. “Ele é tão bom, mas tão bom, que só ele consegue entender o código que ele faz. O cara é fera”

Alguém em sã consciência contrataria um profissional desses? Você se arriscaria a ter um programa feito por esse programador, ser deixado na mão, e depois ter que mexer nesse código? Nem pensar.

Para que um trabalho seja feito com o devido padrão de qualidade, é preciso que o desenvolvedor comece a fazê-lo do jeito certo, esse negócio de depois eu faço a documentação do programa é conversa mole. Depois de pronto, a documentação é sempre deixada para lá. Mesmo que algum desenvolvedor se prontifique a voltar ao código para documentá-lo, as ideias já não estão mais frescas. Certamente ficará a desejar.

As vezes, fazemos mágica para dar uma solução para que o usuário tenha o que pediu, mas não é porque “ninguém irá ver” o que está por trás do código que podemos fazer qualquer coisa.

Saber utilizar o melhor das ferramentas, simplificar a solução, performance, legibilidade do código, documentação, otimizar o algoritmo é obrigação de qualquer desenvolvedor que queria ser considerado de ponta, que quer ter o seu nome lembrando sempre que alguém pensar em sistemas. Lembrem-se também que um dia, você irá embora, quem chegar irá ver o que você fez.

Qual reação você deseja que essa pessoa tenha ao ver o seu código: que coisa horrível, ou, nossa, que código bem feito, dar manutenção aqui vai ser mole?

Pensem nisso.

Imagem: Vecteezy/vector-charm



sábado, 31 de maio de 2025

A evolução e o drama da área de software

[Opinião] [Engenharia de software]

Wallace Vianna é desenvolvedor web.


Esse vídeo (em português do Brasil mas com legendas traduzidas automaticamente para o inglês) fala sobre a área de software e dos impactos atuais negativos que sofre com a IA, mas serve para qualquer área profissional atual, uma vez que o mundo digital está em todos os ramos das nossas vida.

Vale uma reflexão que li de um programador, sobre a IA: "a IA vai acabar com o mundo, mas não matando as pessoas, e sim tornando fácil o que deveria ser difícil".

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

MS Edge inova no design de navegador web

Wallace Vianna é desenvolvedor web

A Microsoft criou recurso que permite carregar o navegador GC/Google Chrome dentro do MS Edge pra permitir ver páginas que não aparecem em outros navegadores.

Pode ler a matéria aqui.

Na verdade é uma forma de trazer/fazer os usuários do GC para usar o MS Edge, pois o MS Edge já usa a engine/base tecnológica do GC.

Se o Edge também  abrisse páginas usando o Firefox e outros navegadores "não-chromium" seria ótimo pra acabar com a "guerra dos navegadores web".

Outra coisa boa seria o MS Edge (e o GC) poder descartar da memória a maior parte do navegador móvel, pra carregar páginas mais rápido, acabando com a mensagem "não foi possível concluir a tarefa por falta de memória".

Textos relacionados

Navegadores web

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Blog Profissionais de tecnologia: o ano que passou (2024)

Imagem: Freepik


Caminhando para 200 mil visitantes!

Esse blog atingiu 
189.306 visitações
até o ano de 2024,
sendo 25.400
apenas em 2024.  

 

Principais países visitantes:
Singapura (25%), EUA/Estados Unidos (20%), Alemanha  (9%), Brasil (9%) e outros (37%).

Principais navegadores de acesso:
Google Chrome e Firefox

Principais sistemas operacionais:
Windows, Android e Macintosh





Software online e dispositivos: quando e como usar

Wallace Vianna é desenvolvedor web

Imagem: Leads

[Opinião] [Crítica]

Uso software online - ferramentas de trabalho de PC migradas pra internet - desde o surgimento da internet. De lá pra cá muitas tecnologias foram usadas e descartadas (JAVA, Flash) mas as questões de uso tem evoluído na contramão do seu uso ideal.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

sábado, 4 de janeiro de 2025

Porque não fazer mais backup

Wallace Vianna é webdesigner e desenvolvedor web.

Imagem: Vecteezy/Rajahjameeelakhzar


Já fiz textos falando de backup ou cópias de segurança (vide links ao final deste texto). Sou um defensor do backup - ao menos dentro de critérios como guardar documentos de modo vitalício ou trabalhos produzidos até 5 anos atrás. Mas certos backups tradicionais eu parei de fazer.

Explico: tem situações em que abandonei o backup de aplicativos ou a mídia de backup.