sábado, 6 de agosto de 2016

TechnoDrops (1)

Discussões sobre tecnologia

Wallace Vianna é desenvolvedor web.

Imagem: Taringa.net

Essa discussão sobre a idade da pedra da informática (perda de informações digitais antigas) é antiga, e tem um lado real e irreal ao mesmo tempo: todos temos CD-ROMs que não tocam mais em nossos computadores com o último Windows, e, se tocam, não tem a mesma aparêcia e qualidade da época.


A não ser que os museus dos computadores (https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Computadorhttp://www.museudocomputador.org.br/ e http://www.din.uem.br/museu)/ cobrem como uma lan house para utilizar e recuperar essas informações, vale mais produzir ou converter todo trabalho digital importante em mais de uma mídia:  texto, foto, video, além do CD-ROM. Uma delas vai sobreviver mais ao tempo do que a outra.
E,depois,como os HDs velhos, basta migrar o conteúdo para outro formato ou container, se for relevante.

Aprendendo programação com ferramentas visuais no MineCraft

O site Eu Posso Programar.com oferece um mini-curso gratuito de programação com ferramenta visual para Minecraft. Na verdade são blocos de códigos prontos, que os alunos juntam da forma que o curso sugere, para gerar código usando interface visual.

Igame:code.org
Os vídeos do code.org mostram depoimentos de pessoas bem-sucedidas na área (Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs entre outros) e pessoas que não são do ramo (Will.I.Am, do Black Eyed Peas) para mostrar que programação é uma habilidade como compor música, aprender um idioma ou praticar um esporte profissionalmente ou não.

Imagem: code.org, YouTube
A iniciativa é boa, pois mostra para as pessoas em geral que, usando a ferramenta adequada à expertise da pessoa, todos podem programar alguma coisa.
Outra coisa legal´incentivar a fazer algo interessante com o conhecimento em vez de "aprender tecnologia"; Mark Zuckerberg em seu depoimento afirmou que nunca quiz conhecer "tudo sobre programação" e sim fazer as coisas que desejava, para divertir a si e as pessoas a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário