quinta-feira, 28 de março de 2024

Padrões, usabilidade e tecnologia web

Imagemblog portabilis

Wallace Vianna é desenvolvedor web e webdesigner.

Padrões, usos e desusos

Padrões oficiais, tipo ISO 9000 levam tempo para ser definidos e adotados. Outros padrões "não oficiais" como uso de JavaScript no Front-end de páginas web acabam sendo adotados por força do mercado. 

Mas ninguém discute que padronizações são sinônimo de consistência, fazer com que as coisas sejam previsíveis, tenham uma ordenação lógica, facilitando o uso - do sinal de trânsito ao interruptor de luz.

Na internet padronizações não são muito a sério. O "efeito Orkut" - se o usuário precisar ou gostar muito do site ele usa de qualquer jeito - parece ter feito escola na internet.

Cenários ruins

Cito aqui exemplos na data deste post (março de 2024):
o WhatsApp da Meta oferece recursos diferentes para pessoas diferentes, aparentemente pelo perfil do usuário. Uma mesma versão do WhatsApp pode oferecer a LuzIA, uma IA/Inteligência Artificial generativa de perguntas e respostas, que oferece respostas só com texto ou com textos e imagens (a depender de como o usuário é classificado pelo aplicativo).

Opções de adicionar uma segunda conta no mesmo celular estão disponíveis para uns e não para outros. A lista é enorme.

O Instagram oferece recursos que deveriam ser básicos de forma pulverizada entre navegador web, aplicativo desktop e móvel (este último se dividindo em versão completa e lite/reduzida): para adicionar postagem eu posso usar o navegador web ou aplicativo de celular, mas para excluir só pelo navegador web.

Recentemente o Instagram eliminou um recurso chamado de Guias, uma forma de organizar conteúdo, que, aparentemente não estava sendo muito usada, mas que dava certo trabalho para construir. Pra piorar, perdi o acesso a uma conta minha no Instagram e que, por ser pouco usada, parece que as chances de recupera-la são pequenas.

O Linkedin oferece versões móvel e desktop da sua rede social, mas ocultando páginas, recursos e conteúdos na versão móvel (ao menos no navegador web).
Não posso acessar uma página-vitrine minha no Linkedin nem editar postagens no navegador web.

Sugestões de melhoria

Essas políticas de uso e desorganização da arquitetura de informação em nada contribuem para um bom uso da internet e refletem apenas que uma ISO precisa ser criada urgente, com diretrizes mínimas para os sites da internet. Um selo que confere um "premio" ao site nesse quesito seria uma iniciativa boa nessa área, para fomentar boas práticas, independente das políticas de cada empresa.
Algo como:

a) Facilitar acesso aos mesmos conteúdos e recursos existentes na versão móvel  e desktop/de mesa (mesmo no navegador móvel, usando modo computador desktop).

b) Oferecer recursos básicos como criação, exclusão e edição de conteúdos em todas as versões do site (desktop, móvel) e dispositivos (celular, PC desktop).

c) Oferecer versões antigas do aplicativo móvel ou de mesa para usuários com equipamentos antigos, além de não bloquear o acesso para esses usuários. Um alerta permanente dos risos e problemas deve ser oferecido nesses casos.

São poucos tópicos mas que englobam uma gama de situações e problemas básicos que são negligenciados há anos, e que ficaram mais críticos com dispositivos móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário