sábado, 16 de julho de 2016

Segurança online

Imagem: site Baboo.com
Wallace Vianna é desenvolvedor web.

Segurança e negligência
[Atualizado em 27/08/2016]


Já perdi a conta das vezes em que acessei a internet de lugares públicos e entrei no FaceBook, conta do Google ou outros de estranhos. Como sou do bem, deixo recado para a pessoa distraída e me desconecto da conta deixada em aberto.

Quem é do ramo sabe que a internet é como a vida real: os mesmos cuidados que temos de tomar numa loja "física" temos de tomar com uma loja "virtual": isso vai do cartão de crédito, passando por avaliar problemas como eventual troca e reputação da loja.

Quando o assunto é segurança online (invasão de perfil, roubo de senhas) vale a mesma regra: podemos até não conseguir impedir, mas podemos dificultar ao máximo.

Seguem algumas dicas que colhi na internet e de experiência própria, sobre o tema:

Dicas úteis sobre segurança na internet/online
  • Se você carrega documentos importantes em mídia pendrive, CD/DVD, ou até no HD/SSD do laptop, celular ou tablet, pode ficar em apuros se uma dessas mídias for perdida ou roubada. Assim sendo, guarde as suas informações mais importantes numa pasta compactada protegida com senha. No caso de perda, quem vasculhar os arquivos não verá nada que você não queira.
    [Observação: se você é do tipo que abre arquivos compactados clicando duas vezes, lembre-se de que dessa forma seus arquivos são copiados para uma pasta temporária do Windows (!). Assim sendo, descompacte seus arquivos em sua mídia - pendrive - e depois delete-os.
    Conheço pessoas que corrompem arquivos antes de deletá-los, mas isso já é outra conversa (!).

    .
  • Sabemos que computadores públicos são expostos a programas que capturam desde cookies (informações de navegação na internet), o que é digitado no teclado e até a área de transferência.
    Em vez de digitar as senhas, tenha um arquivo de texto com as senhas digitadas no meio de outras palavras ou caracteres, claro para você mas incompreensível a outras pessoas.
    .
  • A área de transferência do "computador público" pode estar sendo monitorada por programas maliciosos para roubo de informações. Assim sendo, copie as senhas "embaralhadas" em pedaços, fora da ordem e/ou cole a senha assim também, mas de forma que no final a senha esteja na ordem correta.
    .
  • Navegue na internet sempre usando o "modo de navegação privativo" que não guarda histórico de navegação, cookies e outras informações privadas. Isso vale até para produtos da Apple (I"tudo" ;^) ), Android e Windows Phone (IE e MS Edge).
    .
  • Não permita que sites (redes sociais) capturem suas informações de localização geográfica. Sempre opte por bloquar essas informações no site (se ele lhe der essa opção) ou nas preferências do navegador de internet.
    .
  • Nunca navegue usando as "contas de usuário do navegador" do Google Chrome ou Firefox fora de casa.
    Acessou o navegador e viu seu nome de usuário (do Google, Firefox ou outro navegador) na barra de títulos, se desconecte da conta, apague seus dados de acesso/navegação ou mude de navegador.
Segurança online: luz no fim do túnel 

Essas dicas evitam que pessoas mal-intencionadas, sendo ou não são do ramo de informática, tenham acesso a informações pessoais suas.
Felizmente, mesmo se  a pessoa mal-intencionada for do ramo ela vai ser rastreada e localizada, pois na internet deixamos tanto ou mais rastros do que na vida real. Veja que hoje em dia a quantidade de câmeras públicas e pessoas registrando o que fazemos é uma forma de segurança off-line das mais eficientes :^) .

...
Textos relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário