terça-feira, 5 de julho de 2022

Saas x Saap: Software como um serviço ou produto

Opinião: software como um serviço ou como um produto?

Imagem: Lithiosapps



Estava lendo sobre a decisão da Adobe Systems de passar do Saap para o Saas, ao lançar o Photoshop CC/Creative Cloud em versão online, com menos recursos, meio que copiando a concorrência online que já copia o próprio Photoshop, há anos.

Para quem não usa o Photoshop, até agora ele era vendido meio como um serviço (você assina a licença de uso e tem direito a atualização online de tempos em tempos em seu computador, podendo usar em até 2 ou 3 computadores diferentes) meio como um produto, já que ele está em seu computador, e não 100% online (acessado pelo navegador de internet).

Para quem critica essa postura de não oferecer o aluguel do software online antes, resta dizer que ter feito isso seria meio que trair a base de clientes que pagava pra ter o software com o benefício de ter atualizações mais baratas.

Mas os tempos mudaram.

Existem tantos programas online compatíveis com o Photoshop e outros produtos Adobe (O Acrobat é de longe o software da Adobe com mais versões online feitas por concorrentes) que ignorar esse mercado chega a ser suicida.
Outro fator é a evolução do hardware que já permite executar trabalhos pesados no servidor de internet.
Ou seja: adobe com SaaS chegou meio tarde mas não totalmente.

O que não dá mais é ter de fazer instalação de software quando a pirataria já incorporou até o software portátil (sem instalação). 

Sobre isso eu mesmo acredito que num futuro próximo sistemas operacionais de mesa/desktop virão embarcados no hardware (placa mãe) como o Android nos celulares. E vou além: o Windows poderia muito bem ser acessado via internet, a cada vez que o aparelho for ligado, dispensando a re/instalação (software local só em caso de não poder acessar online).
As lan houses e cybercafés agradecem de antemão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário