sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Navegar na internet com privacidade


Wallace Vianna é desenvolvedor web
.
O navegador Google Chrome oferece basicamente 2 modos de navegar na internet:
Estando ou não logado nas contas do Google;
sincronizando ou não dados de seu perfil do Google no navegador.

Estar logado nas contas do Google facilita navegar nos sites do Google e usa-los com seu perfil, para se logar em outros sites com um único login e senha, p.ex..

Sincronizar sua conta do Google no navegador permite entre outras coisas acessar seus links favoritos e aplicativos do navegador, em computadores diferentes

Nesses dois cenários você tem 3 tipos de janelas de navegação:

Imagem: SlidesGo / Freepik.com



Janela normal: 
é a tela padrão ao abrir o Google Chrome ou ao abrir uma nova janela. Todas a s funcionalidades do navegador ficam à disposição e tudo que você faz fica registrado de uma forma ou de outra, no navegador.
Para ter privacidade ao sair do navegador ou do computador você tem de limpar todos os dados de navegação - de preferência desde o início (do uso do navegador) pois apagar dados de um período pode deixar dados como URL visitada ou senhas de acesso - semelhantes ou iguais - de outro período disponíveis no navegador.

  • Prós: é o modo mais simples de usar o navegador
  • Contras: se o computador que usa é publico, limpar todos os dados pode demorar algum tempo.

Janela anônima: você acessa apertando as teclas CTRL + SHIFT +N ou no menu de 3 pontos (ou 3 barras) e escolhendo janela anônima.
Aqui você não deixa rastros de sua navegação nem as senhas digitadas são salvas.
Você tem acesso a todos os recursos do navegador, mas as informações confidenciais não são salvas.

  • Prós: Se o computador travar e tiver de reiniciar ou se você fechar o navegador, suas informações privadas estão em segurança.
  • Contras: se tiver de reiniciar o navegador, terá de digitar todas as senhas e lembrar de todas os endereços visitados.


Janela de visitante:
Você acessa clicando no ícone com um rosto ou em pessoas. A partir daí faz login em sua conta do Google.
Aqui você navega sem alterar outro perfil do Google já aberto e tem as funcionalidades limitadas (não muda as configurações do navegador, p.ex.).

Ideal para outra pessoa usar seu computador ou para você navegar em computadores fora de sua casa.

  • Prós: você pode usar o computador de outra pessoa - ou alguém usar o seu - sem que um perfil de conta interfira no outro
  • Contras: você não pode personalizar o navegador para uso pessoal (definir onde os downloads serão salvos por padrão) nesta janela ou usando o seu perfil do Google, desta forma.
O navegador Vivaldi oferece as mesmas opções que o Google Chrome, enquanto que o MS Edge (sucessor do Internet Explorer) e Firefox oferecem apenas a navegação em modo privado ou seguro. O Opera não oferece nenhum tipo de navegação "segura".

Texto relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário