sábado, 25 de março de 2023

Pacote Office livre ou aberto: novos caminhos

[Mercado, software online]

Wallace Vianna é webdesigner freelancer e desenvolvedor web. 

O software livre ou de código aberto abriu os horizontes do mundo digital do mesmo modo que os serviços online gratuitos em relação aos serviços pagos.

Os programas de escritório gratuitos ou abertos são antigos, mas não evoluiram tanto quanto os pagos, mas isso está mudando. Certo, temos o equivalente ao pacote MS Office online, gratuito, no site da Microsoft, Google e outros como o Collabora que oferece o pacote online, instalado e no celular (versão gratuita e paga).
Mas tanto o Libre como o Open Office não oferecem os programas (em versão micro de mesa) em separado nem online. Felizmente isso também está mudando.

Quem lembra das primeiras versões do MS Office online vai reconhecer a versão de testes do Libre Office Writer Online. Igual ao seu antecessor da MIcrosoft, o site demora a carregar os seus 300 mb no navegador web e depois que carrega, só funciona online (abrindo ou salvando documentos na nuvem, temporariamente).

A iniciativa está engatinhando, se formos comparar com outras soluções semelhantes que ja existem.

mas esperamos que o Libre (e Open Office também) em breve ofereça esses programas online, para que o software livre e gratuito possa evoluir no mercado, como uma opção para quem ainda não pode pagar pelo software propietário (estudantes, etc) ou tem necessidades pontuais de trabalho (uso de software em trânsito, p. ex.).

E que ofereçam esses programas instalados em separado - não tem sentido baixar 500 mb de programa só pra usar um bom editor de textos no PC de mesa, tendo acesso a programas na internet...

Nenhum comentário:

Postar um comentário