quinta-feira, 9 de março de 2023

Dicas de como manter seu computador funcionando por mais tempo

[Tecnologia, computadores, software]
Wallace Vianna é webdesigner freelancer e desenvolvedor web.

Manter o computador íntegro, funcionando a maior parte do tempo é uma tarefa que requer certos cuidados, observação e atenção, pois o problema pode vir tanto do local onde o equipamento está (rede elétrica, p.ex.) quanto do hardware ou software.

Cito algumas sugestões para que seu PC tenha maior vida útil, sem manutenção frequente:

Imagem: MakeUseOf


1. Teste o hardware antes de comprar peças ou consertar.

P. ex., um mouse ruim é facilmente percebido, mas o teclado pode ter problemas intermitentes, nos fazendo pensar que o problema é um vírus.
E se o teclado é embutido no Laptop/Notebook, o problema pode ser eternamente recorrente, mesmo utlizando um segundo teclado (a não ser que o teclado no laptop seja desativado fisicamente).

2. Arquivos, virus e anti-virus

Ter um anti-vírus é útil mas não resolve todos os problemas, em caso de invasão do computador ou spyware. Se você faz uso de muitos programas de origens diversas, usa pen drives ou recebe arquivos de terceiros, pior ainda.

Uma solução seria só usar programas originais ou equivalentes portáteis de origem confiável.

Outra solução seria receber arquivos de terceiros mas copiando em computadores públicos e reenviando para si mesmo através de programas de e-mail ou discos virtuais, que normalmente tem anti-vírus confiável (ou vários anti-vírus) pra analisar seus arquivos.
O único problema é que arquivos (muito) grandes normalmente não são verificados por esses sites...

3. Restauradores de software.

A melhor solução até o momento é ter um programa que restaura seu computador toda a vez que é ligado ou reiniciado. Qualquer problema de software é removido ao religar o computador, isolando o problema no hardware.

 

Importante: Antes de usar qualquer programa restaurador do HD, tenha um disco de boot do Windows e guarde seus arquivos na nuvem. 

 

Os melhores programas restauradores de software são pagos e os poucos que conheço com versão gratuita tem limitações de uso. Seguem exemplos:


Sand Boxie:
Esse programa isola cada programa executado, manual ou automaticamente.
Percebi que a "caixa de areia"/Sand Box (ou espaço de virtualização) tem de ser apagada e refeita de tempos em tempos pois ele se corrompe com o tempo.

Além disso ao salvar arquivos tem de se acostumar a definir onde os arquivos serão salvos - na "caixa de areia" (uma pasta isolada do computador) ou fora dela. Ou seja: tem de ter cuidado antes de abrir os arquivos pra ter certeza de que não trazem vírus pro computador e depois tem de atentar pro local de salvamento.

Reboot RX:
O programa é muito simples de usar, mas tive problema quando muitas alterações foram feitas no computador - ao desinstalar muitos programas, por exemplo, o programa corrompeu a inicialização do Windows.

Toolwiz Time Freeze:
Esse programa na versão gratuita exige que a restauração seja reativada a cada vez que o computador liga ou é reiniciado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário