Wallace Vianna é designer e blogueiro
![]() |
| Imagem: Freepik e Piki Super Star [Opinião] |
Não é de hoje que o Facebook se tornou uma pedra no sapato pra Mark Zuckerberg.
Desde o escândalo eleitoral envolvendo o Facebook e a Cambridge Analitica (manipulação artificial de usuários via rede social) essa rede se tornou um problema; o que antes era conhecido de seus usuários se tornou público para quem nem usava a rede. O modelo de rede social que o Facebook difundiu pelo mundo faliu: a retenção artificial de usuários pra vender propaganda virou estímulo à comunicação tóxica. A moderação da comunicação tóxica deu lugar a moderação de baixa qualidade.
Isso explica em parte certas ações da Meta, proprietária do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, em compartilhar postagens entre as redes e até compartilhar usuários - pra usar o Threads é necessário conectá-lo à sua conta do Instagram (e não do Facebook!).
Certo, a Meta também deseja criar um ecossistema semelhante a redes abertas e concorrentes como o Mastodont e BlueSky, mas as semelhanças param aí.
Outra ação que diz muito mais nas entrelinhas é moderação do Facebook. Há algum tempo ela tem sido igual ao garçom que joga água com sabão no chão, que sinaliza aos clientes que precisam ir embora, pro o bar poder fechar. Nesse caso a moderação ruim era uma desculpa cujo o objetivo parecia ser (é?) esvaziar o Facebook.
Mark Zuckerberg nunca poderia simplesmente acordar e mandar fechar o Facebook (como justificar isso pros investidores e anunciantes?) por mais inconveniente que essa rede tenha se tornado. Mas se ela se esvaziasse por si mesma como o finado Orkut, nenhum problema - muito pelo contrário!
O fato da Meta ter criado uma nova rede social - a Threads - um microblog num formato distante do Facebook é mais do que um desejo de progredir, é um sinal de reconhecimento da falência do Facebook como modelo de rede social. É o caso do filho pródigo que virou ovelha negra: alguém que merece ser afastado mas não pode ser deserdado.
A lição que fica é que redes sociais como o Orkut dificilmente teriam sucesso, hoje. E que redes sociais são um espaço social onde o modelo de conduta tem que vir de cima e ser presente; e que a propaganda é necessária, mas não deve ser a única medida numa rede social.

Nenhum comentário:
Postar um comentário