Foto: Ricari.com.br |
Esse texto, sequência do Modelos de desenvolvimento de software foi resumido aqui, do blog Protocolo TI, e é útil para quem é da área de TI e gerência de projetos (seja empresa ou autônomo) pois destrincha etapas de desenvolvimento de projetos, sendo aplicáveis a projetos de diversas naturezas.
Processo de desenvolvimento é diferente do modelo; o processo é a necessidade que todos os projetos tem para começarem a ser desenvolvidos de forma completa e satisfatória e o modelo é a forma como se escolhe trabalhar em cima dos requisitos. A finalidade do processo é cumprir todas as etapas independente da sua metologia de desenvolvimento levando a um produto/software de qualidade.
O Processo de Desenvolvimento de um Software
O processo de desenvolvimento de um software é um conjunto de finalidades e atividades que visam a criação de um software bem estruturado e de qualidade, para um boa manutenção e reaproveitamento do software.No processo de Desenvolvimento de Software, existem vários passos ou processos para se criar um software, seguindo modelos de desenvolvimento, são eles:
- Análise Econômica
Visa a estabelecer se o projeto de Software gerará lucro, e se a receita gerada será o suficiente para cobrir os custos.
- Análise de requisitos de software
É a obtenção das informações necessárias para o desenvolvimento.
Conceitualmente, a análise de requisitos inclui três tipos de atividades:
a) Elicitação dos requisitos:
Determinar quais são os requisitos de sistema com usuários e clientes.
b)Análise de requisitos:
determina se o estado do requisitos é obscuro, incompleto, ambíguo, ou contraditório e resolve estes problemas.
c) Registros dos requisitos: os requisitos podem ser documentados de várias formas, tais como documentos de linguagem natural, casos de uso, ou processo de especificação.
- Especificação
Definir o que se espera que um programa de computador faça. Ela pode ser informal, neste caso ela pode ser considerada como um blueprint ou manual de usuário do ponto de vista do desenvolvedor, ou formal, no caso de ela ser definida principalmente em termos matemáticos ou programáticos.
- Arquitetura de Software
É a representação abstrata daquele sistema. Concerne à garantia de que o sistema de software atende os requisitos do produto, como também assegura que futuros requisitos possam ser atendidos. Envolve também as interfaces entre os sistemas como hardware básico, sistema operacional ou outros softwares.
- Implementação/Codificação
É a transformação da especificação em o código fonte executável do seu projeto.
- Teste
A etapa de teste deve ser a mais intensiva possível, a fim de eliminar qualquer vestígio de erro de implementação ou de especificação, evitando "bugs" (erros de funcionamento).
- Documentação
Documentação do projeto interno do software (interfaces externas) tem finalidade ajudar nas futuras manutenções e aprimoramentos.
- Suporte e Treinamento de Software
Uma grande porcentagem dos projetos de software falham pelo fato de o desenvolvedor não perceber que não importa quanto tempo a equipe de planejamento e desenvolvimento irá gastar na criação do software se ninguém da organização irá usá-lo. As pessoas ocasionalmente resistem à mudança e evitam aventurar-se em áreas pouco familiares. Então, como parte da fase de desenvolvimento, é muito importante o treinamento para os usuários de software mais entusiasmados, alternando o treinamento entre usuários neutros e usuários favoráveis ao software. Usuários irão ter muitas questões e problemas de software os quais conduzirão para a próxima fase.
- Manutenção
A manutenção e a melhoria do software fazem parte da necessidade e de descoberta do novos itens, necessidades ou erros no software.
Texto relacionado, resumido: Modelos de desenvolvimento de software
O texto original do blog Protocolo TI: Processo de desenvolvimento de software
Nenhum comentário:
Postar um comentário