segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Tecnologia Humana

[Opinião]

Wallace Vianna é designer (webdesigner, desenvolvedor web)

Vivemos uma era onde a tecnologia é celebrada, endeusada e vendida como a solução de todos os nossos problemas.
Mas as pessoas esquecem que a tecnologia é usada por pessoas, para atingir um objetivo, que é trazer benefícios... para as pessoas.

É facil concluir então que as pessoas são o foco de tudo que fazemos ou construímos - a tecnologia inclusa.



Problemas da "tecnologia nova"

Hoje em dia é fácil perceber que estamos perdendo o bonde da história quando os índices de doenças como a depressão aumentam assustadoramente. A velocidade das coisas a nossa volta é superior a nossa capacidade de lidar com elas.

Não é humano acompanhar a evolução dos softwares de computador, as atualizações e novos lançamentos (e isso apenas dentro de nossa área profissional!), a não ser que seu trabalho seja ligado a venda ou treinamento de software. Que dirá então de outras informações que nos chegam por diversas mídias - rádio, TV (a cabo ou aberta), internet, celular, jornal, revista, eventos.
E tudo isso implica em algum tipo de mudança: de hábitos, costumes, convenções, modo de pensar (paradigmas), etc.

A imaginação é mais importante que o conhecimento (Einstein)

O smartphone de hoje é bem diferente dos primeiros celulares e estes diversos dos telefones fixos. Cada tecnologia traz paradigmas e saberes próprios, que demandam tempo de adaptação (algo que nossa sociedade não está mais equacionando nas suas demandas).

Outro mau indicador é a pressa em se substituir uma tecnologia por outra, antes de se testar, para satisfazer as demandas de consumo. O reconhecimento de impressões digitais rapidamente foi substituído pelo reconhecimento facial no nosso cotidiano. Um dos motivos foi a rapidez com que o reconhecimento de impressões digitais foi falsificado (digitais de silicone). Imagino quanto tempo falta para falsificarem o reconhecimento facial e passarem a reconhecimento de íris e assim por diante, num ciclo vicioso inesgotável.

O porquê da tecnologia

Sem desmerecer o valor da tecnologia em si, mas relembrando frase de Einstein, a imaginação é mais importante que o conhecimento.
A tecnologia só é útil se o uso for bom, ou for feito de forma interessante - e isso vai do cirurgião ao barbeiro da esquina. A melhor tesoura do mundo não tem valor se o ser humano que a usa também não tiver, e isso vai do saber técnico ao valores humanos (éticos e morais).

O ser humano antes da máquina

Concluo que devemos procurar investir na formação do ser humano na mesma medida que investimos na capacitação ou formação profissional das pessoas. Até porque as pessoas surgem antes das necessidades que a tecnologia tenta atender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário