segunda-feira, 29 de abril de 2019

Hospedagem Cloud

[Opinião]

Wallace Vianna é webdesigner e desenvolvedor Web

Imagem: Freepik.com/Raw Pixel


Cenário:
O mercado de hospedagem cloud (na nuvem) chegou a um ponto de equilíbrio entre oferta e informação de serviços. No início havia uma falsa ideia de que hospedagem cloud era mais vantajosa que a hospedagem tradicional, pois o cliente pagaria pelo tanto de acesso que ele usasse - e a hospedagem pelo tanto que oferecesse. 


Em resumo: o custo ou lucro advindos de sites pouco acessados seriam compensados pelos sites de maior acesso. E como se presume que quem paga pra ter um site vai trabalhar para ter muitos acessos, no final tudo seria um arco-íris para todos os lados desse negócio.
Mas as coisas não foram (nem são) bem assim.

Pé no chão

Quem contrata hospedagem de site quer saber quanto vai pagar no final do mês e não vai ficar monitorando os acessos pra comparar com o custo mensal. Pra quem hospeda a ideia de ter muitos sites com pouco acesso pode não ser viável pelo baixo faturamento.
Pra fechar, o mercado de marketing digital, que trabalha, entre outras coisas, com o tráfego de sites, é tão concorrido quanto difícil, pra garantir sites com grande acesso 12 meses por ano.

O que aconteceu foi meio previsível: a hospedagens cloud, compartilhadas ou dedicadas passaram a ser cobradas da mesma maneira: custos e preços mensais medidos por serviços, espaço em disco e infraestrutura oferecidos. A tecnologia cloud se mostrou ser mais uma tecnologia, entre outras, para oferecer o mesmo serviço, no fim das contas.

Conclusão

Podem dizer que esta confusão foi fruto de deslumbramento tecnológico (coisa comum, dentro e fora da área de informática), má avaliação ou até especulação do mercado. 

O fato é que muita coisa ainda vai evoluir e mudar no mercado de site hosting (como tudo na sociedade de consumo). O que não deve mudar é o fato de que devemos adotar todas as novidades aos poucos, até que elas se tornem maduras o suficiente para podermos avaliar corretamente o custo-benefício.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário