sexta-feira, 23 de setembro de 2022

O computador virtual já é real




[Opinião, hardware, computadores]
Wallace Vianna é webdesigner freelancer e desenvolvedor web.

A virtualização continua a dar seus passos. E não é só virtualização de software.

O celular depois de virar equipamento de pagamentos (substituindo as máquinas de cartão de crédito) e hardware para outros equipamentos (controle remoto de TV,  ar condicionado e interruptor/dimmer de luz) agora se tornou periférico virtual de computador pessoal.

Deu recentemente na mídia: TV Box (equipamento que permite assistir na TV canais de TV abertos ou por assinatura, via internet; um serviço com fornecedores gratuitos e pagos) piratas apreendidos pela polícia estão sendo utilizados como computadores de baixo custo em escolas e hospitais, uma vez que são CPUs de pequena complexidade.

Posto o fato, se televisões podem ser usadas como monitor de computador e vice-versa, descobri um app de celular que permite usar o celular como mouse ou teclado: WiFi Mouse Keyboard.



Basta instalar o app no celular e seguir as instruções (instalar no PC o Java - JDK e JRE mais o equivalente do programa em Java pra PC, WiFiMouse.jar;) e digitar o endereço IP da sua rede local de computador/internet nesse aplicativo móvel, o teclado e mouse de seu computador de mesa passam a funcionar no celular (ou tablet).

Enfim chegamos ao computador de baixo custo, ou melhor, ao computador do século XXI, que é onipresente, em qualquer lugar onde haja um monitor, CPU e teclado ou equivalente (celular ou tablet) como ilustra a figura deste post.

Quem já enxergou o computador virtual como parte da IoT (ou Internet das Coisas na tradução), pensou certo: em breve qualquer lugar onde haja uma CPU (celular, SmartWatch, etc) um monitor (TV, PC Google Glass/óculos do Google) e um teclado (físico ou touch screen/tela de toque) ou seu equivalente combinados, vai poder ser um computador pessoal.

Texto relacionado:
Teclado e mouse virtual


Nenhum comentário:

Postar um comentário