quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Aceleradores de navegação: opiniões e impressões

Imagem: Freeimages

[Opinião, software, navegadores de intenet]
Wallace Vianna é webdesigner freelancer e desenvolvedor web.

Tenho usado aceleradores de navegadores web e se por um lado cheguei a conclusões meio óbvias - informática não é uma ciência exata - por outro, reforcei certos paradigmas que já tinha, como que não podemos nos dar ao luxo de não acompanhar as mudanças.

Incluindo aceleradores de navegação web.

Uso o navegador Opera GX, que apesar de se propor a ser um navegador gamer, tem recursos que aceleram a navegação em páginas web em geral.
O Opera GX tem muitas limitações (talvez devido a ser feito para games, em parte por ter um histórico de falta de segurança na proteção de dados) mas realmente acelera a navegação.

Em paralelo uso ainda plugins (Speed up browsing e Speed-up browsing) e aplicativos de aceleração de navegação como Firemin.
Essa última categoria - plugins e aplicativos para acelerar navegadores web - podem ser usados em qualquer navegador que não tenha aceleradores nativos, como o Opera GX.

Aceleradores são bons em situações específicas - computador velhinho, conexão de internet lenta, aplicação online pesada - mas tem questões que são comuns a qualquer software: atualizações, p. ex.

O Sistema Operacional, outros aplicativos, o hardware... tudo isso atualiza ao longo do tempo e impacta na velocidade do uso do computador (navegador web incluso).

Comecei a usar o Opera GX com seus recursos nativos e em determinado momento, após uma atualização, um de seus recursos (aceleração de hardware) parou de funcionar direito no meu Windows, travando o navegador.
Esse recurso foi identificado na base da tentativa-e-erro e desligado em seguida.

Em seguida o mesmo aconteceu com um aplicativo de aceleração, o Firemin, mas nesse caso voltar uma ou três versões da versão dos softwares resolveu, pois foi como voltar ao tempo em que o problema não existia.

Por fim, um plugin especifico (Speed-up browsing, cache de scripts) teve de ser desligado depois da atualização do Opera GX.

Assim sendo, achar um equilíbrio entre abandonar um software (trocando por outro) ou usar uma versão mais antiga é uma solução que pode resolver um problema, se não criar outros (criar brechas de segurança).
Computação é algo que demanda análise 
constante de hardware e software, pra entender os problemas que surgem e achar a melhor solução.

No meu caso, usar software compatível com (a) meu hardware (b) outros softwares e em versões específicas - foi a solução para usar vários aceleradores web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário